Resiliência

A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com os problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. É frequentemente referida por processos que explicam a “superação” de crises e adversidades em indivíduos, grupos e organizações. Alguns estudiosos reconhecem a resiliência como um fenômeno comum e presente no desenvolvimento de qualquer ser humano.

O dicionário de língua inglesa Longman Dictionary of Contemporary English (1995) oferece duas definições de resiliência: “habilidade de voltar rapidamente para o seu usual estado de saúde ou de espírito depois de passar por doenças, dificuldades etc.: resiliência de caráter”; “é a habilidade de uma substância retornar à sua forma original quando a pressão é removida: flexibilidade”.

Sobre o contexto da flexibilidade, algumas características que integram o processo de resiliência são citadas abaixo:

  • Capacidade para mudanças: reformulação, reorganização e adaptação;
  • Estabilidade: sentido de continuidade e rotina;
  • Inspiração: criatividade e visualização de novas possibilidades;
  • Transformação: aprender e crescer através das adversidades;
  • Foco nos objetivos: dar passos concretos; aprender através dos erros;
  • Postura proativa: prevenção de problemas, resolução de crises, preparação para futuros desafios.

Indivíduos que são resilientes são capazes de acreditar em si mesmos e em sua capacidade de gerenciar eficazmente os desafios da vida, além de possuírem uma perspectiva positiva e esperançosa. Todos nós temos maneiras diferentes de lidar com as circunstâncias negativas e, portanto, diferentes estratégias que podem levar ao desenvolvimento da resiliência, uma vez que ela é uma característica que pode ser amplamente desenvolvida.

ESTRESSE

 

 

Alguns sintomas no seu corpo podem ser sinais de alerta, fique atento!