Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água anualmente é comemorado no dia 22 de março. Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que essa seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Esta data foi criada com o objetivo de prevenir a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água é um dos recursos finitos mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta, pois colabora com os ciclos naturais e ainda, é fundamental para a produção de alimentos.

Importante destacar que o ser humano é formado em grande parte por água (cerca de 70% do nosso corpo). Embora a maior parte de nosso planeta esteja composto por água, a maior parte dessa é salgada e outra grande parte se encontra congelada nos polos e apenas uma pequena parte está disponível ou acessível para consumo, é por isso que não deve ser desperdiçada. Boas práticas de economia de água devem ser implantadas imediatamente. As boas práticas diárias contribuem para a utilização de forma mais racional de um recurso que fica a cada dia mais escasso.

Deixando essa questão de lado, vamos pensar como seria nossa vida se não tivéssemos água para beber, cozinhar e tomar banho. A água, portanto, faz parte da nossa rotina diária, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta pois coopera com a manutenção da biodiversidade.

De acordo com a ONU, a cada 20 anos o consumo mundial de água é duplicado. Esse fato pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 bilhões de pessoas a partir de 2025.

Devemos economizar água para promover a sustentabilidade do nosso planeta e garantir o abastecimento das gerações futuras. Esta aí o motivo pelo qual devemos economizar esse elemento tão precioso. Existe a necessidade de se economizar pois o consumo de água no planeta cresce diariamente, pois praticamente tudo que é produzido no nosso planeta envolve o seu consumo e o hábito de economizá-la precisa ser implantado hoje para que nas gerações futuras esse hábito já esteja maduro e dessa forma o costume e boas práticas de economia de água nas pessoas seja algo natural.

Atualmente, existem milhões de pessoas passando necessidades devido a falta desse recurso natural que para muitas pessoas existe com abundância. Se nada for feito a situação tende a piorar e com o crescimento da população mundial e a necessidade cada vez maior de se produzir alimento dentro de algumas décadas a situação deve piorar drasticamente.

Não podemos deixar de esclarecer que, em muitos casos, o consumo nada consciente da população faz com que o recurso falte. Uma torneira aberta aqui, um banho demorado acolá... E a água vai sumindo dos reservatórios. O resto do quadro você já imagina, né? A preocupação começa a tomar conta.

Por isso, chamamos mais uma vez a atenção para a importância do consumo consciente deste “bem” tão precioso. Mobilizar os servidores e toda a população para que o uso da água seja racional é importantíssimo, mas essa deve ser uma preocupação diária, todas as horas, não apenas quando a situação já é alarmante.

Colocaremos aqui algumas dicas para que você comece ainda hoje a poupar água, abraçando o consumo consciente:

- Desligue a água enquanto estiver escovando os dentes.

- Após fechar a torneira, certifique-se de que ela não esteja pingando. Você sabia que essas gotinhas podem custar aproximadamente R$ 1.200,00 a mais na sua conta e 16 mil litros de água pura e cristalina desperdiçada? Para ajudar com isso, pode-se usar arejadores na ponta das torneiras.

- Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água. Ah, também não se esqueça de desligar a torneira enquanto estiver ensaboando, tá?

- Reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para as plantas, lavar o quintal e dar descarga.

- Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água;

- Periodicamente feche o registro e verifique se continua contando o hidrometro, para detectar vazamentos. Uma gota vazando por segundo são 30 litros de água desperdiçadas por dia. Essas perdas involuntárias, que normalmente não estão aparentes, também cobram um preço alto ao meio ambiente e às suas contas, no fim do mês.

- Não tome banhos muito demorados. Uma ducha de 5 minutos é o suficiente. Está na hora de diminuir a cantoria debaixo do chuveiro, hein?

- Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só.

- Lave a louça de maneira consciente. Limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão antes de abrir a torneira. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue. Utilize detergentes ecológicos, sem fosfato.

- Evite lavar o carro. Quando for necessário, encha um balde de água e use uma esponja, assim poderá economizar até 300 litros de água. O ideal é não lavar o carro em época de estiagem.

- Não jogue óleo de fritura na pia, um litro de óleo pode contaminar até 400 mil litros de água e é muito nocivo ao meio ambiente.

Ações como estas podem ajudar com que os reservatórios não entrem em estado de emergência, evitando o racionamento e outras consequências decorrentes do mal uso da água. A mudança deve começar logo, e por nós mesmos!

 

Lembre-se sempre, tá?