DIA MUNDIAL DA ÁGUA - Fórum Criminal realiza captação de água da chuva

Uma caixa de 100 mil litros armazena e distribui a água para uso nos banheiros da unidade do Tribunal de Justiça de Roraima.

 

O prédio foi construído já com o projeto de reutilização da água da chuva e realiza a atividade desde o início das atividades em 2016

 

Economizar para não deixar faltar. Essa expressão é cada vez mais comum quando se trata de um dos bens considerados mais preciosos que temos: a água. Hoje, dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água e o Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), pode ser considerado um dos exemplos em Roraima, em matéria de conservação deste recurso natural.

Desde de o ano de 2016, quando inaugurado, o fórum funciona com um sistema de captação da água da chuva, que é reutilizada nas descargas sanitárias dos banheiros do prédio. A estrutura do local foi projetada para desenvolver essas ações de conservação de recursos.

 

O administrador do Fórum Criminal, Vilton Flor, explica que a economia não é mensurada em números, mas que é significativa para instituição. “O prédio já foi construído com esse beneficio. Capta toda água que cai na cobertura, desce por uma tubulação e joga direto em uma caixa de 100 mil litros instalada no estacionamento. Procuramos praticar diariamente no ambiente de trabalho ações de conservem o meio ambiente e que sejam revertidas em economia também para o TJRR”, destacou, observando que o Fórum Criminal também possui um poço artesiano para abastecimento.

 

O prédio, localizado no bairro Caranã, zona oeste da Capital, abriga todas as varas criminais do Tribunal de Justiça, que antes funcionavam, a maioria, no Fórum Advogado Sobral Pinto, no Centro de Boa Vista, sendo elas: a 1ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e da Justiça Militar; 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e da Justiça Militar; 1ª Vara Criminal Residual, 2ª Vara Criminal Residual, 3ª Vara Criminal Residual, 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Vara de Crimes de Tráfico de Drogas, Crimes Decorrentes de Organização Criminosa, Crimes de "Lavagem" de Capitais e habeas corpus; Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas à Pena Privativa de Liberdade e Vara de Execução Penal e Juizado Especial Criminal.

 

DIA - O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março e foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 21 de Fevereiro de 1993. O objetivo é de alertar a população mundial sobre a preservação e conservação dos bens naturais, sobretudo, da água.