CAMPANHAS EM AÇÃO - Semana do Meio ambiente começa com sensibilização no TJRR

Além de palestra e distribuição de mudas, o TJRR vai trabalhar também novas campanhas ambientais para a redução do impacto ao meio ambiente dentro e fora do judiciário

 

 

A programação da 3a edição da Semana do Meio Ambiente iniciou nesta segunda-feira, dia 3, e segue até sexta com ações de sensibilização e estímulo às boas práticas

 

Alinhado aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas, e ao Planejamento Estratégico de ações, que tem dentre as metas o reconhecimento do Judiciário como um parceiros da sociedade, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) iniciou nesta segunda-feira, dia 3, a 3a edição da Semana do Meio Ambiente.Várias ações foram planejadas pela SGE (Secretaria de Gestão Estratégica), visando reforçar a sensibilização que já é realizada em todas as unidades do Judiciário, no sentido de reduzir o impacto ambiental diário e desta forma contribuir de maneira mais efetiva com a sociedade.

 

A abertura da programação ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 3, no Pleno do TJRR, com a palestra de sensibilização “Resíduos e o Meio Ambiente”, promovida pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), que foi finalizada com distribuição de mudas diversas desde ervas a orquídeas e árvores frutíferas.As atividades até sexta-feira, dia 7, com lançamento de campanhas de sensibilização para redução de uso de copos descartáveis e papéis, além da economia de energia em todas as unidades do TJRR.

 

 

O presidente do Poder Judiciário, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destacou durante o evento de abertura da semana, que este tipo de ação não ocorre somente durante a Semana do Meio ambiente, mas são atividades planejadas e programadas para serem desenvolvidas ao longo de todas as gestões.

 

“Nossa preocupação não é apenas sensibilizar nossos servidores para produzirem o mínimo de impacto ao meio ambiente, mas contribuir também com a sociedade em geral com ações de conservação ambiental. A exemplo disso está a instalação dos Ecopontos para recolhimento de pilhas e baterias, que disponibilizamos em todas as unidades do Poder Judiciário na Capital e já estamos enviando para o Interior, além de outras ações com o apoio com o voluntariado no programa de limpeza dos rios, o Caer nos Rios”, ressaltou.

 

 

A secretária de Gestão Estratégica do TJRR, Inaiara Sá, informou que a cada ano as ações de sustentabilidade no Poder Judiciário são ampliadas e para isso, parcerias também são estabelecidas.

 

“Já atuamos com diversos tipos de ações pautadas nas diretrizes de sustentabilidade que o Planejamento Estratégico do TJRR estabelece. Dentre elas, a economia de papel, por meio do Processo Eletrônio; reaproveitamento do pouco papel que ainda utilizados, com as parcerias com cooperativas de catadores de papel; recolhimento de pilhas e baterias para o local adequado; sensibilização nas unidades para economia de energia; e até reaproveitamento de água, com sistema de captação da água da chuva no Fórum Criminal. A última colaboração que fechamos foi com a Caer, por meio da participação da ação de limpeza dos rios a cada dois meses. A intenção é obter bons resultados dentro e fora do tribunal”, explicou.

 

A servidora Sandra Kumer, que fez questão de participar da abertura da programação da Semana do Meio Ambiente, acredita nos efeitos deste tipo de ação. “Para mim, se cada pessoa fizer a sua parte teremos grandes resultados. Então, eu acho muito boa essa programação e acredito que possa gerar resultados positivos para todos que participam”, declarou.



Confira que ações estão previstas para esta semana:

 

-Realização da campanha para uso das centrais de ar-condicionado na temperatura de 23º, com o intuito de economia de energia e proteção ao meio ambiente;

-Campanha “Adote uma caneca” com o intuito de diminuir consideravelmente o consumo de copos descartáveis;

-Campanha para coleta de pilhas e baterias, por meio dos Ecopontos instalados em todas as unidades do TJRR;

-Blitz Sustentável quanto as rotinas de trabalho, uso de copos descartáveis, temperatura do ar-condicionado;

-Entrega do Selo de Economia para as unidades com resultado de redução de consumo de papel (ano de referência 2017/2018);

-Lançamento do Projeto de Energia Solar.

 

 

Boa Vista, 03 de junho de 2019.