BUSINESS INTELIGENCE - Nova tecnologia contribuirá para tomada de decisões estratégicas e aumento da produtividade no TJRR

O objetivo do Business Inteligence é viabilizar a tomada de decisões de maneira estratégica e assim melhorar o desempenho do Poder Judiciário.

 

Foto: Orib Ziedson

O Business Inteligence é uma ferramenta tecnológica que coleta, organiza, analisa e disponibiliza dados, com panoramas voltados para a melhoraria de resultados

 

Depois implementar vários sistemas de IA (Inteligência Artificial), o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) está implantando uma novidade: o Business Inteligence, que vai influenciar diretamente na otimização do desempenho do Poder Judiciário.

Com isso, magistrados e gestores terão acesso em tempo real a relatórios, gráficos, comparativos e um conjunto de dados sobre o funcionamento tribunal. O objetivo do Business Inteligence é viabilizar a tomada de decisões de maneira estratégica e assim melhorar o desempenho do Poder Judiciário.

 

“Esta ferramenta dará mais agilidade, transparência e produtividade ao Poder Judiciário de Roraima. O BI é mais um importante investimento feito em tecnologia e se unirá aos sistemas de inteligência artificial para assegurar que o TJRR continue sendo um dos mais produtivos do País”, destacou o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti.

 

Segundo ele, com o funcionamento do novo software todos passarão a ter acesso, na tela de trabalho do computador, às informações que necessitam para o acompanhamento do trabalho jurisdicional e administrativo do TJRR.

“Será possível acessar planilhas, mapas e gráficos relacionados ao acervo processual das unidades judiciais do tribunal, fazer o acompanhamento de custos e despesas, monitorar a produtividade de magistrados e servidores, e muito mais. Trata-se de uma solução tecnológica que vai interferir diretamente do cotidiano do Judiciário, porque nos permitirá ter uma noção mais exata dos ajustes necessários para a melhoria do nosso trabalho”, explicou.

 

Para o presidente do CGTIC (Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRR), juiz Esdras Silva Pinto, a implementação de uma ferramenta de BI inaugura uma nova fase na gestão judicial, cartorária e administrativa no TJRR. “Essa nova fase possibilitará que toda tomada de decisão seja fundamentada em dados, aumentando a assertividade, eficiência e racionalidade das decisões”, reforçou.

 

BI - O Business Inteligence é uma ferramenta tecnológica que coleta, organiza, analisa e disponibiliza dados de uma instituição ou empresa, para que a partir destas informações seja possível obter panoramas e aplicar ideias para melhorar os resultados que vêm sendo obtidos. O funcionamento do BI visa identificar padrões imparciais nos dados coletados para que, em seguida, gestores sejam capazes tomar decisões de maneira mais objetiva, não apenas baseadas em experiências ou impressões.