IDENTIDADE INSTITUCIONAL
Missão
Visão
Valores
MAPA ESTRATÉGICO 2021-2026
MATRIZ SWOT
Plano de Ação
Perspectiva de Pessoas
Instituir a Gestão Estratégica de Pessoas 4.0 - Objetivo 1 Perspectiva de Pessoas (Aprendizagem e Crescimento)
Meta 1: Instituir a Gestão Estratégicas de Pessoas ao elaborar e cumprir, pelo menos, 70% do Plano Estratégico de Pessoas até 2026
Indicador PEP: Grau de Cumprimento do Plano Estratégico de Pessoas
Cesta de Iniciativas:
Elaboração do Plano Estratégico de Gestão de Pessoas
Implantação de um Sistema Gerencial Eletrônico de Gestão de Pessoas
Melhoria dos instrumentos de avaliação de desempenho e produtividade em teletrabalho;
Revisão da estrutura administrativa (setores, alçadas e competências)
Revisão das Carreiras de Cargos Efetivos e Comissionados
Estabelecimento de uma política de Gestão de Pessoas clara, monitorável e igualitária
Monitoramento de licenças e afastamentos para providências proativas
Preparação para aposentadoria
Monitoramento do endividamento de magistrados e servidores buscando apoio, esclarecimentos e assessoria
Lotação de Magistrados e Servidores conforme afinidade, habilidade, conhecimento e atitude
Setor de escuta interna (ouvidoria interna)
Programa de reconhecimento de pessoas
Programa de integração entre seniores e juniores (pessoas mais experientes e pessoas recém-chegadas)
Seleção de servidores efetivos e comissionados por competência
Terceirização da mão de obra possível, necessária e dentro da legalidade
Desenvolver Pessoas Comprometidas com uma Justiça Efetiva e Inovadora - Objetivo 2 Perspectiva de Pessoas (Aprendizagem e Crescimento)
Meta 2: Desenvolver pessoas para uma justiça efetiva a ponto de conquistar Índice de Satisfação maior que 80% dos usuários com o atendimento e prestação do serviço judicial, medido em pesquisa até 2026
Indicador GSU: Grau de Satisfação dos usuários com o atendimento e prestação do serviço judicial, medido em pesquisa
Cesta de Iniciativas:
Elaboração de um Plano de Capacitação e Desenvolvimento de pessoas comprometidas com uma justiça efetiva e inovadora (mudança de mindset)
Disponibilidade de teletrabalho, trabalho presencial ou híbrido, garantindo a transformação digital
Adaptação dos manuais, fluxos e rotinas de trabalho à realidade da transformação digital
Revisão e enxugamento de normas internas
Qualificação nos fluxos de trabalho
Formação de Magistrados Líderes
Formação em inovação
Utilização constante do Laboratório de Inovação com convidados internos e externos
Reuniões e encontros de alinhamentos estratégicos, táticos e operacionais
Aperfeiçoamento das atividades correcionais baseadas nos mais inovadores conceitos e técnicas de auditoria
Perspectiva de Recursos
Ampliar e diversificar as fontes de recursos - Objetivo 3 Perspectiva de Recursos (Financeira)
Meta 3: Ampliar e diversificar as fontes de recursos ao obter, no mínimo, 10 novas fontes de recursos entre 2021 e 2026
Indicador FRN: Número de fontes de recursos novos obtidas entre 2021 e 2026
Cesta de Iniciativas:
Pesquisa e monitoramento de editais nacionais e internacionais de oferta de recursos para projetos;
Acompanhamento e negociação de emendas legislativas
Criação de novas fontes de receitas utilizando recursos que o Tribunal dispõe (aluguel de prédios, cobranças por serviços de busca e pesquisa, prestação de serviços como cursos, mentorias e outros)
Cursos de capacitação sobre captação de recursos e prestação de contas
Atualização das custas e emolumentos
Aprimoramento e ampliação dos Leilões
Otimizar Recursos destinados às ações e projetos - Objetivo 4 Perspectiva de Recursos (Financeira)
Meta 4: Otimizar os recursos destinados às ações e projetos ao alcançar 80% de grau de cumprimento dos Planos de Aquisições e Contratações até 2026
Indicador GCPA: Percentual de Cumprimento dos Planos de Aquisições das três Gestões do período
Cesta de Iniciativas:
Realização de levantamento de demandas orçamentárias com tempo suficiente para discussões e esclarecimentos;
Apresentação das expectativas e necessidades dos diversos grupos de interesse em busca do melhor alinhamento entre demandas específicas e estratégia institucional
Aperfeiçoamento do Plano de Aquisições
Integração entre os Sistemas do Plano de Aquisições e Contratações, Sistema de Compras e contratações e o Sistema de Empenho e liquidações
Perspectiva de Processos Internos
Integrar a instituição por meio de processos internos sustentáveis e automatizados - Objetivo 5 Perspectiva de Processos Internos
Meta 5: Integrar a gestão por meio da automação de 80% das atividades administrativas e judiciais até 2026
Indicador IAA: Percentual de atividades automatizadas
Meta 6: Promover processos internos sustentáveis, ocasionando o aumento do Índice de Desempenho de Sustentabilidade do CNJ para 90% até 2026.
Indicador ICR: % de custos reduzidos
Meta 7: Promover processos internos sustentáveis ao reduzir custos com papel, água, energia, passagens aéreas, diárias e copos descartáveis em 40% comparando 2026 com o ano de 2021
Indicador IDS: % do Índice de Desenvolvimento Sustentável alcançado pelo TJRR
Cesta de Iniciativas:
Utilização dos fluxos mapeados e otimizados pelo Simplificar para automatização dos procedimentos
Aumento gradativo do teletrabalho
Implantação do teleatendimento
Ampliação da comunicação eletrônica com partes e instituições parceiras
Disponibilização de ferramentas de inteligência artificial por telefone, aplicativos de mensagens e redes sociais de triagem, atendimento e dúvidas frequentes
Realização de ações de sustentabilidade envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura
Promoção da acessibilidade por meio da comunicação e do atendimento para todas e todos
Realização de ações de responsabilidade social institucionais
Inclusão de critérios de sustentabilidade nos contratos com fornecedores
Aprimoramento da imagem do Poder Judiciário como ambientalmente responsável
Criação de metas periódicas de racionalização do uso de recursos materiais
Realização de campanhas de conscientização quanto a otimização de recursos
Utilização de fontes de energia sustentáveis
Elaboração de Plano de aproveitamento de água
Ampliação da gestão de resíduos
Realização de coleta e separação do lixo reciclável
Implantação da Centro de Custos
Cumprimento da Resolução 347/2020 que dispõe sobre Governança de Contratações
Garantir qualidade nos processos Internos - Objetivo 6 Perspectiva de Processos Internos
Meta 8: Garantir a qualidade dos processos internos por meio de fluxos de trabalho administrativos e judiciais em conformidade mínima de 80% até 2026
Indicador IPC: Percentual (%) de processos analisados em conformidade medidos por meio de Big Data
Cesta de Iniciativas:
Ampliação da Gestão de Processos e da Qualidade
Avaliação sistemática da conformidade dos fluxos de trabalho
Implantação da Metodologia de Controles Internos nas unidades de apoio direto e indireto
Evolução da correição com técnicas internacionais de auditoria
Implantação efetiva da auto inspeção pelo Magistrado
Elaboração de painéis específicos de avaliação de conformidade
Programas de incentivo ao uso correto das rotinas e fluxos de trabalho
Integração dos sistemas entre parceiros (delegacias, MP e etc.)
Definição de expansão, alteração e/ou unificação em parceria com envolvidos
Aprimorar a Gestão Estratégica de TIC - Objetivo 7 Perspectiva de Processos Internos
Meta 9: Garantir a qualidade dos processos internos por meio de fluxos de trabalho administrativos e judiciais em conformidade mínima de 80% até 2026
Indicador IPC: Percentual (%) de processos analisados em conformidade medidos por meio de Big Data
Cesta de Iniciativas:
Aprimoramento do atendimento ao usuário
Aproximação do usuário por meio de ações participativas na criação de novos sistemas e funcionalidades
Promoção da Transformação digital
Programa de reconhecimento e desenvolvimento das competências dos servidores de TIC
Inovação de forma participativa
Aperfeiçoamento das técnicas de contratações e aquisições de TIC
Programa de Segurança da Informação
Utilização de mecanismos de Inteligência Artificial
Perspectiva da Sociedade
Gerenciar Demandas de Impacto Social - Objetivo 8 Perspectiva da Sociedade (clientes)
Meta 10: Gerenciar demandas de Impacto Social atuando preventivamente nos conflitos de demandas de impacto social, reduzindo o percentual de casos novos nesse tipo de demanda em 30% até 2026
Indicador TIS: % de redução do tempo de tramitação dos processos com demandas de impacto social
Meta 11: Gerenciar demandas de Impacto social promovendo a redução do tempo de tramitação em 30% até 2026
Indicador CNI: % de redução de casos novos de processos de impacto social
Cesta de Iniciativas:
Definição das demandas de impacto social;
Atuação efetiva do Magistrado na solução dos conflitos sociais, bem como, na sua prevenção;
Ampliação da Justiça Restaurativa;
Cadastro de maiores litigantes publicado;
Reuniões e encontros com grandes litigantes;
Maior participação na imprensa esclarecendo conflitos de impacto social e demandas repetitivas;
Melhoria do monitoramento de processos de demanda repetitiva e impacto social;
Priorização da solução do conflito de processos dessa natureza;
Priorização na sentença e no arquivamento de processos de demanda repetitiva e impacto social;
Criação de metas específicas quanto à solução de conflitos de demandas repetitivas;
Elaboração de fluxos, rotinas e manuais de trabalho específicos para os processos de demanda repetitiva e de impacto social.
Assegurar o alinhamento das decisões judiciais - Objetivo 9 Perspectiva da Sociedade (clientes)
Meta 12: Assegurar o alinhamento das decisões judiciais ao aumentar o percentual de processos com tese aplicada, em relação ao total de processos passíveis de aplicação de precedentes até 2026
Indicador ITA: Percentual % de processos com tese aplicada em relação ao total de processos passíveis de aplicação (PTA/PPA)
Meta 13: Assegurar o alinhamento das decisões judiciais ao reduzir o número de sentenças anuladas em instância superior até 2026
Indicador NSA: Número de sentenças anuladas em instância superior (2021 x 2026)
Cesta de Iniciativas:
Aprimoramento das ações do NUGEP
Implantação do NAC - Núcleo de Ações Coletivas e do NUPOMED - Núcleo de Monitoramento do
Perfil de Demandas
Integração das ações do NUGEP, NAC e NUPOMED
Campanhas de conscientização de aplicação de teses
Aprimoramento da publicação e pesquisas de jurisprudências
Elaboração de ementas e enunciados
Fluxo de trabalho padrão aplicados
Criação de Dashboard de anulação de sentenças em instância superior
Monitoramento e avaliação de anulações de sentenças em instância superior
Prestar 100% dos Serviços Judiciais de 100% Digital, em benefício do Cidadão - Objetivo 10 Perspectiva da Sociedade
Meta 14: Atuar de modo 100% digital ao fornecer digitalmente todas as etapas da prestação do serviço judicial: da triagem, atendimento, petição com e sem advogado, audiência, instrução, julgamento, conciliação, diligências, cumprimento e execução virtuais
Indicador IED: Percentual (%) de etapas digitais da prestação do serviço judicial
Cesta de Iniciativas:
Criação de banco de dados de usuários e partes para aumento da comunicação eletrônica
Criação de instrumento digital de atendimento em diversos canais (Omnichanel)
Criação de postos de autoatendimento em ugares de fácil acesso, além dos fóruns
Criação de sistema de autoatendimento e atendimento digital desde a triagem do conflito até a
finalização do processo judicial
Ampliação da Videoconferência para termos de comarca e outros postos de atendimento
Prevenir litígios por meio de soluções alternativas de conflito, mediação e conciliação - Objetivo 11 Perspectiva da Sociedade
Meta 15: Prevenir litígios por meio de soluções alternativas de conflito, mediação e conciliação ao alcançar 30% de Índice de Conciliação até 2026
Indicador ICC: Índice de Conciliação em Percentual
Cesta de Iniciativas:
Realização de campanhas de incentivo à mediação e conciliação
Busca de parcerias para que a conciliação de conflitos ocorra antes de chegar ao Judiciário
Incentivo à conciliação nas próprias empresas, cartórios extrajudiciais, escritórios de advocacia,
Defensorias, Procuradorias e outros
Educação conciliadora em escolas estaduais, municipais e particulares
Formação de mediadores e conciliadores nas faculdades de direito
Ampliação da Justiça Comunitária
Realização do Projeto a Justiça vai à escola, com ações integradas de educação, valorização dos
direitos humanos e prevenção ao litígio em escolas e instituições de ensino superior
Aumentar a efetividade das audiências presenciais e virtuais - Objetivo 12 Perspectiva da Sociedade
Meta 16: Aumentar a efetividade das audiências presenciais e virtuais aumentando o percentual de audiência realizada sem cancelamento ou redesignação em 25% até 2026
Indicador IAR: % de aumento do número de audiências realizadas sem cancelamento ou redesignação
Meta 17: Aumentar a efetividade das audiências presenciais e virtuais aumentando o percentual de atos processuais realizados em audiência em 25% até 2026
Indicador IEA: % de aumento do número de atos processuais realizados em audiências
Cesta de Iniciativas:
Instalação de sistema de som nos fóruns da capital e do interior para comunicação com as partes sobre as audiências
Campanhas de conscientização quanto às audiências como principal ação de relacionamento com o usuário não devendo, em regra, cancelada ou redesignada
Melhoria nos mecanismos de monitoramento de realização de audiência
Criação de metas internas de realização de audiências
Parceria com instituições parceiras evitando a redesignação e cancelamento das audiências
Estabelecimento de calendário concentrado e integrado de audiências facilitando a organização e participação de Membros do Ministério Público e Defensoria
Criação de mecanismos de monitoramento do cumprimento das diligências por oficiais de justiça pelas unidades e partes interessadas na realização da audiência
Criação de aplicativo de busca de endereços e localização de partes
Criação de rotina das audiências de modo a aproveitá-la o máximo possível para ações como:
cumprimento de diligências, atualização de dados das partes e, quando possível, decisão ou sentença
Melhoria do monitoramento de atos processuais realizados em audiência
Estabelecimento de metas internas de atos processuais realizados em audiência
Pesquisa de satisfação após as audiências, por meio virtual
Listas
Objetivos
Perspectiva de Pessoas
Instituir a Gestão Estratégica de Pessoas 4.0
Desenvolver pessoas comprometidas com uma Justiça Efetiva e Inovadora
Perspectiva de Recursos
Ampliar e Diversificar as fontes de recursos
Otimizar recursos destinados às ações e projetos
Perspectiva de Processos Internos
Integrar a instituição por meio de processos internos sustentáveis e automatizados
Aprimorar a Gestão Estratégica de TIC
Garantir a qualidade dos processos internos
Perspectiva da Sociedade
Prevenir litígios por meio de soluções alternativas de conflito
Gerenciar demandas de Impacto Social
Prestar os serviços judiciais de modo 100% digital, em Benefício do Cidadão
Assegurar o alinhamento das decisões judiciais
Aumentar a efetividade das audiências presenciais e virtuais
Metas
Instituir a Gestão Estratégicas de Pessoas ao elaborar e cumprir, pelo menos, 70% do Plano Estratégico de Pessoas até 2026;
Desenvolver pessoas para uma justiça efetiva a ponto de conquistar Índice de Satisfação maior que 80% dos usuários com o atendimento e prestação do serviço judicial, medido em pesquisa até 2026
Ampliar e diversificar as fontes de recursos ao obter, no mínimo, 10 novas fontes de recursos entre 2021 e 2026
Otimizar os recursos destinados às ações e projetos ao alcançar 80% de grau de cumprimento dos Planos de Aquisições e Contratações até 2026
Integrar a gestão por meio da automação de 80% das atividades administrativas e judiciais até 2026
Promover processos internos sustentáveis, ocasionando o aumento do Índice de Desempenho de Sustentabilidade do CNJ para 90% até 2026
Promover processos internos sustentáveis ao reduzir custos com papel, água, energia, passagens aéreas, diárias e copos descartáveis em 40% comparando 2026 com o ano de 2021
Garantir a qualidade dos processos internos por meio de fluxos de trabalho administrativos e judiciais em conformidade mínima de 80% até 2026
Garantir a qualidade dos processos internos por meio de fluxos de trabalho administrativos e judiciais em conformidade mínima de 80% até 2026
Gerenciar demandas de Impacto Social atuando preventivamente nos conflitos de demandas de impacto social, reduzindo o percentual de casos novos nesse tipo de demanda em 30% até 2026
Gerenciar demandas de Impacto social promovendo a redução do tempo de tramitação em 30% até 2026
Assegurar o alinhamento das decisões judiciais ao reduzir o número de sentenças anuladas em instância superior até 2026
Assegurar o alinhamento das decisões judiciais ao aumentar o percentual de processos com tese aplicada, em relação ao total de processos passíveis de aplicação de precedentes até 2026
Atuar de modo 100% digital ao fornecer digitalmente todas as etapas da prestação do serviço judicial: da triagem, atendimento, petição com e sem advogado, audiência, instrução, julgamento, conciliação, diligências, cumprimento e execução virtuais
Prevenir litígios por meio de soluções alternativas de conflito, mediação e conciliação ao alcançar 30% de Índice de Conciliação até 2026
Aumentar a efetividade das audiências presenciais e virtuais aumentando o percentual de audiência realizada sem cancelamento ou redesignação em 25% até 2026
Aumentar a efetividade das audiências presenciais e virtuais aumentando o percentual de atos processuais realizados em audiência em 25% até 2026