Grupos de Interesse

Grupos de Interesse do Poder Judiciário de Roraima

Reclamações, sugestão e elogios dos Grupos que compõem o TJRR

Magistrados

Reclamações

  1. Perda das folgas compensatórias.

  2. Sobrecargas nas audiências, por conta das audiências de custódia.

  3. Audiências de custódia desgastantes.

  4. Falta de uma escalas nas Audiências de custódia sobrecarregando os juízes e agentes da polícia civil.

  5. Os juízes reclamam, mas não são ouvidos, há demora na providência.

  6. Mexem nas decisões do interior sem consultar os juízes, somente informando da decisão e não consultando.

  7. Interior tem muita diligência cumprida e capital não tem.

  8. Necessidade de organização do TJRR no que diz respeito a liberação de acesso à unidade no sistemas judiciais para servidores recém lotados.

  9. É estranho servidor dar andamento em processos alheios a sua unidade original de lotação.

  10. Movimentação no processo por servidor lotado em outra unidade.

  11. Contrário à unificação das secretarias, alegando que nestes casos, o Magistrado perde a gerência sobre a unidade.

  12. Favorável a criação de Secretarias Unificadas, mas não da forma como está implementada atualmente no Tribunal; utilizar o modelo de “Cartório do Futuro”, adotado nos TJSP e TJMT.

  13. (na unificação) O juiz não pode escolher o Diretor de Secretaria.

Sugestões

  1. Ampliação do investimento em tecnologia.

  2. Que seja discutida a questão da unificação das secretarias.

  3. Reafirmou que a tecnologia deverá avançar cada vez mais, principalmente no tocante ao teletrabalho.

  4. Necessidade de investimento em tecnologia, e de alocação de mais um assessor para os gabinetes dos Juizados Especiais.

  5. Quando as unidades forem submetidas ao processo de unificação seja preservada maior autonomia do magistrado na gestão das equipes.

  6. Caso seja implantada a secretaria unificadas das varas cíveis, que haja uma alternância na escolha do cargo de Diretor de Secretaria por um dos magistrados das Varas Cíveis, para um período de dois (2) anos.

  7. Proposta de um modelo de unificação padrão a ser seguido pelo Tribunal igual TJMT.

  8. Utilização da ferramenta de videoconferências para atendimento à advogados.

  9. Plantão para capital e plantão para as comarcas do interior de forma separada, sem a divisão por regiões.

  10. Mais teletrabalho.

  11. Plantão do interior precisa ser dividido entre os juízes.

  12. Instalação de salas de videoconferência em municípios que não tem comarca.

  13. Criação de um setor de busca ativa dentro do Tribunal, a fim de agilizar a localização das partes.

  14. Aplicativo para os oficiais de justiça, a fim de que quando a diligência fosse realizada o juiz fosse automaticamente informado. (estilo Sistema CADSUS do Ministério da Saúde).

  15. Aplicativo para localização das partes, para que uma comarca localize uma parte em outra comarca para que seja feita a diligência.

  16. Autorizar o servidor do cartório a pesquisar no sistema do Tribunal Eleitoral o endereço da parte para que seja feita nova diligência pelo oficial de justiça.

  17. Oficial de Justiça – concurso e estruturar a carreira.

  18. Implementação de energia solar e reciclagem do lixo.

  19. Melhorar videoconferência.

  20. Resolver problemas do plantão das comarcas do interior e custódias.

  21. Aumentar ou instalar salas de videoconferência nos termos judiciais.

  22. Cartas precatórias 30 a 40% do volume de processo, cooperação de atos processuais.

  23. Retomar o termo de cooperação com a Justiça Federal para realização da carta precatório por videoconferência;

  24. Divulgação das histórias marcantes que os juízes têm pra contar que o TJRR proporcionou.

Elogios

  1. Relação excelente com os parceiros, tanto MP como DPE.

  2. O maior avanço do TJRR foi o processo eletrônico.

  3. Videoconferências foi uma das coisas que mais a encantou.

  4. Processo eletrônico e videoconferências, tudo isso é favorável ao que estamos passando.

  5. O investimento pesado em tecnologia da informação é o maior avanço trazido pela gestão do tribunal, bem como o respeito e valorização dos servidores.

  6. O maior avanço que ela vê é saber que os servidores têm apoio por parte do tribunal.

  7. A TI está de parabéns, e que faz o registro porque os servidores sempre tem dado o suporte necessário aos servidores.

  8. A TI que está com um atendimento célere.

  9. A terceirização do suporte foi muito bom para o atendimento de TI.

  10. Elogios à Administração do TJRR afirmando que a gestão está indo bem, olhando para o futuro, principalmente com a implantação do teletrabalho.

  11. O Tribunal dispõe de uma boa estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos.

  12. Videoconferência;

  13. Toda a parte tecnológica em geral;

  14. Serviços da TI;

  15. Elogios à Administração do TJRR afirmando que a gestão está indo bem, olhando para o futuro, principalmente com a implantação do teletrabalho.

  16. O Tribunal dispõe de uma boa estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos.

  17. Informatização do TJRR;

  18. Projudi; Sistemas de audiências

Servidores TJRR

Reclamações

  1. Dificuldade na comunicação eletrônica com as partes que nem sempre possuem os equipamentos adequados.

  2. Falta de material de expediente como envelopes, por exemplo.

  3. O atendimento às partes precisa melhorar muito em ferramentas, treinamentos e comunicação acessível.

  4. Audiências presenciais nos fóruns arcaica, precisa ficar gritando os nomes das partes nos corredores.

  5. As audiências normalmente não acontecem no horário.

  6. Acho que o maior problema com as audiências, por videoconferência é a falta de treinamento e internet, é um sofrimento para audiências serem realizadas.

  7. Ficou muito ruim a central de mandados ter mudado para o fórum criminal.

  8. Manifestação das partes com fotos do endereço e antes teve uma certidão do oficial dizendo que não localizou o endereço.

  9. A central de mandados eu acho que funciona super bem, mas os cumprimentos dos mandados as vezes deixam a desejar.

  10. No interior deixa muito a desejar no sentido de presteza, nos dar um retorno dos mandados.

  11. Central de mandados tem hora pra receber os mandados, e isso atrapalha, pois as vezes temos urgências e já passou da hora.

  12. Processo enviado ao MP de incapaz - o MP sempre devolve o processo dizendo que a atribuição seja de outro e não dele - e isso acaba atrasando o processo.

  13. Espera longa para ter uma resposta das instituições parceiras.

  14. Pouco quantitativo de agentes de proteção ou Policiais Militare para condução dos réus para a sala de audiências.

  15. Presos serem conduzidos às audiências descalços, muitas vezes com roupas sujas e rasgadas.

  16. Manter diálogo com as delegacias, para que já venha com o número de WhatsApp das testemunhas e do réu.

  17. O Oficial de Gabinete deve ter esse cuidado de recolher os dados atualizados (WhatsApp) durante a audiência.

Sugestões

  1. Necessidade de Inovação;

  2. Modernização na comunicação interna e com os outros órgãos parceiros;

  3. A modernização teria que atingir todos os atos no processo;

  4. Realizar um Plano de Metas de forma participativa.

  5. Criar ferramentas para que todo o atendimento às partes seja virtual;

  6. Fazer cursos periódicos de atendimento;

  7. Adequar a linguagem ao cliente;

  8. Elaborar uma metodologia de atendimento ao cidadão rápida, organizada, eficiente e efetiva;

  9. Disponibilizar smartphones nas entradas dos fóruns com apoio para consultas;

  10. Fazer uma triagem mais específica e complementar o atendimento nos corredores.

  11. Aperfeiçoamento de um canal virtual de atendimento auxiliaria muito a parte, que evitaria o deslocamento. Aplicativo para acompanhamento do processo pelas partes;

  12. É necessário se utilizar uma linguagem mais acessível às partes. Paciência e empatia é fundamental;

  13. Importante ter um mecanismo para saber que a parte já está no prédio, já que ela passa por uma filtragem na entrada.

  14. Treinamento no uso dos novos sistemas e tecnologia aplicada, como o Scriba, por exemplo.

  15. Teletrabalho precisa ser aprimorado e melhorado;

  16. Otimizar as audiências que sejam marcadas em menos tempo;

  17. Uso de agenda inteligente para as audiências;

  18. Voltar a ter a central de mandados no fórum cível;

  19. Quando a parte informa o telefone nos processos isso facilita o cumprimento da diligência, uma vez que o oficial pode fazer uma melhor programação do seu trabalho;

  20. Aplicativo para os oficiais de justiça, de forma que nós tenhamos acesso a rota dos mandados;

  21. Disponibilizar maior tecnologia para os Oficiais de Justiça.

  22. Melhora na comunicação do SEI com outros órgãos.

  23. A entrega de cartas, ofícios, intimações pelo Correio e pelo Setor do Protocolo precisa funcionar para o melhor andamento do processo;

  24. Criar um banco de dados de comunicação com outros órgãos, como e-mail, whatsApp e telefone;

  25. Elaborar um Plano de Metas de forma participativa.

  26. Fazer mais reuniões como essas;

  27. Realização de cursos para as instituições parceiras, sobre Projudi e SEI;

  28. Criar um sistema de protocolo leve, acessível e de fácil utilização por todas as instituições

  29. parceiras.

  30. Colocar na pagina inicial do site do TJ, em destaque, um canal de comunicação com os responsáveis pelo Projudi para tirar dúvidas de como cadastrar as partes e outras dúvidas. De preferência whattsApp;

  31. Poderia colocar a comunicação em um sentido mais simples, para que todos possam entender;

  32. Uniformização do serviço, com atualizações frequentes com os servidores in loco, vendo a realidade de cada comarca.

  33. Uma sugestão seria melhorar as ferramentas de análise de produtividade para melhor aferir o teletrabalho;

  34. Curso de sistemas de precatórios - o sistema não é intuitivo;

  35. Curso Atendimento ao público.

  36. Plantão para capital e plantão para as comarcas do interior de forma separada, sem a divisão por regiões;

  37. Mais teletrabalho;

  38. Plantão do interior precisa ser dividido entre os juízes.

  39. Instalação de salas de videoconferência em municípios que não tem comarca.

  40. Criação de um setor de busca ativa dentro do Tribunal, a fim de agilizar a localização das partes.

  41. Aplicativo para os oficiais de justiça, a fim de que quando a diligência fosse realizada o juiz fosse automaticamente informado.

  42. (estilo Sistema CADSUS do Ministério da Saúde).

  43. Aplicativo para localização das partes, para que uma comarca localize uma parte em outra comarca para que seja feita a diligência.

  44. Autorizar o servidor do cartório a pesquisar no sistema do Tribunal Eleitoral o endereço da parte para que seja feita nova diligência pelo oficial de justiça.

  45. Oficial de Justiça – concurso e estruturar a carreira.

  46. Implementação de energia solar e reciclagem do lixo.

  47. Melhorar videoconferência.

  48. Resolver problemas do plantão das comarcas do interior e custódias.

  49. Aumentar ou instalar salas de videoconferência nos termos judiciais.

  50. Cartas precatórias 30 a 40% do volume de processo, cooperação de atos processuais.

  51. Retomar o termo de cooperação com a Justiça Federal para realização da carta precatório por videoconferência;

  52. Divulgação das histórias marcantes que os juízes têm pra contar que o TJRR proporcionou

Elogios

  1. Relação excelente com os parceiros, tanto MP como DPE.

  2. O maior avanço do TJRR foi o processo eletrônico.

  3. Videoconferências foi uma das coisas que mais a encantou.

  4. Processo eletrônico e videoconferências, tudo isso é favorável ao que estamos passando.

  5. O investimento pesado em tecnologia da informação é o maior avanço trazido pela gestão do tribunal, bem como o respeito e valorização dos servidores.

  6. O maior avanço que ela vê é saber que os servidores têm apoio por parte do tribunal.

  7. A TI está de parabéns, e que faz o registro porque os servidores sempre tem dado o suporte necessário aos servidores.

  8. A TI que está com um atendimento célere.

  9. A terceirização do suporte foi muito bom para o atendimento de TI.

  10. Elogios à Administração do TJRR afirmando que a gestão está indo bem, olhando para o futuro, principalmente com a implantação do teletrabalho.

  11. O Tribunal dispõe de uma boa estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos.

Reclamações, sugestão e elogios dos Grupos de Interesse do TJRR

Sociedade/Jurisdicionado

Reclamações

  1. Procedimentos e métodos diferentes entre varas da mesma especialidade.

  2. O atendimento às partes precisa melhorar muito em ferramentas, treinamentos e comunicação acessível.

  3. Morosidade em relação ao atendimento às partes sem advogado.

  4. Juiz não quer ouvir as partes nas audiência.

  5. Falta dar respostas às partes.

Sugestões

  1. Melhorar muito em ferramentas, treinamentos e comunicação acessível.

  2. Melhorar a imparcialidade das decisões, reduzindo os interesses pessoais.

  3. Melhorar a forma de chamar as partes para audiências (principalmente nos juizados cíveis)

  4. Organizar melhor as audiências contando, assim, com possíveis atrasos de uma audiência pra outra

Elogios

  1. Dr. Breno e Dr. Erick exemplos de magistrados da forma mais humana possível.

  2. A empatia e a humanização está melhorando.

  3. Elogio aos oficiais de justiças que ligam para saber o melhor horário e onde encontrar as partes.

  4. TJRR tem melhorado a cada dia.

  5. A condição tecnológica do TJRR foi uma das maiores conquistas, principalmente neste período de pandemia.

  6. O TJRR tem atuado realmente na sustentabilidade.

  7. O TJRR tem feito um bom gerenciamento do orçamento, as contratações são focadas na qualidade, redução de custos.


OAB Seccional Roraima - Advogados

Reclamações

  1. Divisão dos processos utilizando procedimentos diferentes

  2. Procedimentos e métodos diferentes entre varas da mesma especialidade

  3. Geração da guia para pagamento das custas iniciais, após o ajuizamento da ação

  4. Alguns juízes não recebem os advogados

  5. Dificuldade de alguns oficiais localizarem os endereços

  6. Custas retardam o processo nos mandatos na zona rural

  7. Foi questionado quanto ao pagamento de duas ou mais diligências para notificar e citar a mesma pessoa no mesmo endereço.

Sugestões

  1. Mudança no sistema de custas para que o pagamento das custas sejam feitas antes do ajuizamento da ação.

  2. Ampliar esse canal no whatsapp para demais varas

  3. No projudi conste o andamento real de onde está o processo e qual o servidor responsável.

  4. Fazer uma lista de andamento da ordem de julgamento dos processos, onde conste a ordem de prioridade. E saber quais as sentenças pendentes e a data desta sentença.

  5. Foi solicitado para que o juiz ao marcar uma audiência com o advogado, informe a parte contrária que haverá essa audiência.

  6. Aprimorar o sistema de localização do processo e com qual servidor.

  7. Uniformizar os procedimentos (fluxos) nas varas genéricas.

  8. Utilização do CEJUSC nas varas cíveis, ou seja, uma ampliação.

  9. Mais mediações.

  10. Sugeriram que para as próximas alterações da Lei de custas, a PGE tenha o mesmo tratamento da Defensoria no pagamento de custas e qualquer tipo de despesa do processo.

  11. Aplicativo para verificar se o Oficial de Justiça foi mesmo ao endereço.

  12. Valor das custas, para as ações de reintegração de posse, não seja cobrado o valor por pessoa.

  13. Acesso à intranet para peticionamento de ações, tendo em vista o problema que todos têm com a internet.

  14. Emissão de certidão de instabilidade do projudi para instruir requerimento de devolução dos prazos.

  15. Prazo de leitura automática de intimações fossem suspensos.

  16. Relataram que seria interessante colocar a devolução em caso de divergência entre o prazo legal e o prazo do projudi.

  17. Ampliação da parceria da EJURR e OAB para oferecimentos de mais cursos para OAB e instituições parceiras.

  18. Atenção aos procedimentos/fluxos.

  19. Que essas reuniões se repitam com mais frequência, não só por vídeo, mas, presenciais.

Elogios

  1. O TJ está crescendo, principalmente em relação à imigração. “Talvez o próprio TJRR não reconheça, pelo simples fato de não atuar em outros estados (como os advogados), o quanto o TJRR é bom”.

  2. Os magistrados têm sido eficientes relacionados aos fluxos, as demandas, a fundamentação das decisões, de maneira em geral, são boas.

  3. Um advogado fez elogio aos servidores neste período de pandemia que estão ainda mais solícitos

  4. O TJRR é referência no atendimento tanto de servidores quanto de magistrados. Inclusive a advogada relatou isso numa audiência em outro estado.

  5. Elogiaram, ainda, os avanços tecnológicos referente às audiências e relataram que não havia nada a acrescentar sobre instrução, pois sem problemas.

  6. O relacionamento com o TJRR é bom, “mais vivo”, o Tribunal é moderno, participativo, eficiente, democrático.

  7. Elogiaram o CEJUSC

  8. Elogiaram a oficiala de justiça Ediza Kelly e que ela é um exemplo de oficial de justiça.

  9. Parabenizaram a iniciativa dos círculos de paz e um advogado relatou que era a primeira vez que a OAB estava participando. Em grande parte o TJRR prestigia muito os outros órgãos e instituições parceiras. E mais uma vez houve reclamação da internet de Roraima e que isso prejudicava a parceria entre as instituições.

  10. Elogiaram a Dra Graciete e o Dr Rodrigo Furlan (in memorian) por serem solícitos

  11. Comentaram que o que já foi feito em relação aos processos eletrônicos é de suma importância para todos.

  12. Uma advogada comunicou que vem acompanhado o TJRR e relatou que está muito contente com a atuação em relação à entrega dos serviços à sociedade roraimense. E disse, ainda, que o que eles buscam é consonância e paridade entre a advocacia, Ministério Público e Magistratura.

  13. Elogiaram as Varas de Fazenda Pública, pois existe um canal no whatsapp que os advogados fazem pedidos, e os pedidos são atendidos, de forma ágil e sempre dão retorno ao advogado.

  14. E elogio diretamente aos diretores da fazenda, palavras do advogado “são servidores padrão”


Ministério Público de Roraima - Promotores e Procuradores

Reclamações

  1. Muitos servidores fazem corpo mole no trabalho e acabam prejudicando o trabalho dos magistrados;

  2. Os oficiais de justiça precisam ser mais proativos, ter mais boa vontade de encontrar as partes;

  3. Pouca dedicação em algumas Varas, como a Vara de Fazenda Pública;

Sugestões:

  1. Critérios de fiscalização da atividade dos servidores mais intensos;

  2. É preciso que o TJ estabeleça critérios de eficiência e pro-atividade mais detalhado e mais exigente para os oficiais de justiça;

  3. A Corregedoria precisa fazer um controle mais efetivo sobre a problemática dos oficiais (magistrado junto com a CGJ, ou seja, magistrado encaminha pra CGJ);

  4. Otimização e treinamento para uso de ferramentas tecnológicas para melhorar o trabalho dos oficiais de justiça;

  5. Estabelecer uma política de maior aprimoramento institucional entre MP e TJRR tendo em vista que os objetivos são comuns;

  6. Sobre as sessões virtuais do Tribunal Pleno: deixar o voto dos desembargadores disponíveis também pro MPE;

  7. Incentivar os Magistrados que atuam na Vara de Fazenda Pública a realmente fazer a unidade caminhar;

Elogios:

  1. Toda o avanço tecnológico;

  2. Incentivo aos magistrados ao aprimoramento educacional;

  3. Estrutura de funcionamento da escola de magistratura do TJRR.

DPERR - Defensores Públicos

Reclamações

  1. Integração maior entre o sistema de justiça, principalmente na questão orçamentária.

  2. Tribunal adotar uma política de congregar a participação do MP e da DPE em decisões orçamentárias.

  3. Há queixas de Defensores que entendem não ser igualitário o tratamento dado aos defensores assim com é dado aos promotores, que possuem acesso diferenciado e não são obrigados a passar por detector de metais e revista.

  4. Com relação às audiências de custódia entende-se que o direito do preso não está sendo garantido ao não permitir o contato do defensor com o preso previamente.

Sugestões

  1. Necessidade de se realizar as audiências em dias e horários mais concentrados.

  2. Adoção da videoconferência para evitar maiores deslocamentos e atrasos.

  3. Importância da parceria entre o Tribunal e a DPE.

  4. Integração entre o sistema SEI da DPE e do TJRR.

  5. Implantação da comarca do município do Cantá.

  6. Realização de audiência por meio de contato telefônico.

  7. Disponibilização de internet aos jurisdicionados nas dependências do Tribunal.

  8. Uma articulação do TJ junto à DPE e ao MP para que essas audiências fossem mais concentradas, sendo realizadas em um ou dois dias na semana.

  9. Criação de uma sala na PAMC que possibilite a comunicação do defensor com o assistido.

  10. União entre TJ, MP e DPE para a discussão orçamentária.

  11. Articulação do TJ junto à DPE e ao MP para que as audiências fossem mais concentradas.

  12. Que o TJ caminhe junto ao sistema de justiça no avanço tecnológico.

  13. Impressão do termo de audiência.

  14. Menos formalismo linguístico na condução das audiências.

  15. Acesso ao fórum criminal por parte de defensores, assim como ocorre com os promotores.

Elogios

  1. Elogio as inovações tecnológicas que vêm sendo implementadas no Tribunal.

  2. Fantástica a ideia da criação de um conselho para discutir o orçamento dos órgãos.

  3. Elogiou a iniciativa em conceder um tempo aos defensores informarem a seus assistidos quanto ao dia da audiência.

  4. Preocupação do Tribunal em conhecer a opinião da defensoria para traçar seu planejamento estratégico.

  5. Elogiou a iniciativa do Tribunal em realizar as audiências nas questões de paternidade.

Polícias - Delegados

Reclamações

  1. Retorno da disponibilização de internet nas delegacias, que foi suspenso.

  2. Dificuldade dos escrivães na utilização do projudi, pois os servidores têm limitação de perfil para manusear os inquéritos.

  3. Preocupação com o acordo entre o TJ e a PMRR sobre os Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na qual a PCRR não foi convidada a participar.

Sugestões

  1. Disponibilizar o sistema de videoconferência (scriba) para gravar nas delegacias as oitivas (flagrantes, interrogatórios, entre outros) de maior relevância.

  2. Sugere que perfil dos delegados no projudi, que atualmente são de promotores, seja alterado para o perfil de magistrado.

  3. Sugere que servidores das delegacias tenham o mesmo perfil que os servidores do judiciário, com as devidas modificações de permissão.

  4. Criação de varas específicas, pois muitos procedimentos de assunto similar são encaminhados às varas genéricas e os delegados precisam tratar com vários juízes.

  5. Reunião entre o TJ e a PCRR para tratar especificamente sobre as questões do projudi.

  6. Criação de uma vara de acidentes de trânsito.

  7. Olhar diferenciado a respeito dos pedidos de medidas cautelares.

  8. Reunião com a administração do TJ para tratar de assuntos específicos.

Elogios

  1. Elogios a iniciativa do TJ de realizar essas reuniões para ouvir os agentes que promovem a justiça no estado.

  2. Um dos delegados agradeceu a reunião e lembrou que as decisões do TJ são diretamente relacionados com as ações da polícia judiciária.

  3. Ressaltou a importância da videoconferência, pois otimizou o trabalho dos delegados.

  4. Elogiou a importância da videoconferência.

  5. Elogiou a importância da videoconferência e que a mesma fosse mantida após o período de pandemia.

Polícias - Policiais Civis e Militares

Reclamações

  1. Falta orientação e melhor localização no Fórum Criminal.

Sugestões

  1. Ter uma pessoa para ajudar as pessoas a se localizarem nos fóruns.

Elogios

  1. Ao Tribunal pela preocupação em ouvir todos.

Procuradorias - Procuradores Estaduais e Municipais

Reclamações

  1. Falta de assertividade para a conciliação, não é uma praxe na Fazenda Pública, especialmente do magistrado na audiência.

  2. Acredita que o mandamus é uma ferramenta que poderá auxiliar nesta questão.

  3. Melhorias no sistema de diligências, pois tem problemas que precisam ser resolvidos a exemplo dos prazos da Fazenda Pública que ainda apresentam erros.

  4. Em relação a contagem de prazos deveria ocorrer a partir do décimo segundo dia e não do décimo primeiro como ocorre atualmente.

  5. Na parte da consulta pública de processos a informação é limitada.

  6. Sistema de busca por jurisprudência é muito deficitário e precisa de melhoramento.

  7. Os parceiros são alijados do processo decisório e que poderia aproximar ainda mais do objetivo real pretendido.

  8. Um procurador reiterou que este relacionamento precisa ser melhorado pela Presidência do Tribunal; que sente que a tomada de decisões estratégicas não são realizadas com o envolvimento da comunidade envolvida.

Sugestões

  1. Reunião com as procuradorias do município e do Estado para que se aprovem leis locais ampliando a possibilidade dos procuradores transigirem em processos e audiências.

  2. Quando o Tribunal for realizar alterações ou atualizações nos sistemas eletrônicos, que sejam feitas rodadas de conversas com os públicos envolvidos.

  3. A migração para o PJE facilitará a comunicação com os outros Tribunais e a cooperação entre eles, como previsto pelo CPC

Elogios

  1. Falou que sabe do esforço empregado pelos servidores para que haja uma efetiva prestação jurisdicional, com celeridade nos andamentos dos processos;

  2. Sabe que existe um esforço em realizar todos os atos de forma correta e pelos atendimentos existe a cortesia e atenção para atendimento das demandas, tanto da parte dos magistrados como dos servidores.

  3. Elogio aos magistrados tendo em vista sua percepção sobre a movimentação processual; que os magistrados buscam ser céleres e atender o que foi proposto na demanda processual;

  4. Os magistrados com os quais ele atua é possível perceber o esforço deles em diminuir o passivo.

  5. Elogiou o atendimento, que sempre foi muito rápido e eficiente e que poucas vezes ele fora atendido de forma não satisfatória.

  6. Que percebeu a celeridade nos atendimentos, audiências e na própria marcha processual.

  7. Que as audiências ocorrem de forma padrão: é eficiente, ocorre sem atrasos, os sistema não é um obstáculo e isso é bom.

  8. A oportunidade de participar dos círculos de paz, encara como algo gratificante e uma oportunidade de melhoria das ações do Poder Judiciário do Estado, com a construção de uma sociedade mais justa.

  9. O Poder Judiciário é eficiente, o processo decisório, audiências e movimentações são mais rápidas e tudo se deve ao corpo de servidores e magistrados.

  10. A iniciativa do círculo de paz é louvável e se coloca a disposição para auxiliar em posteriores grupos de trabalhos que sejam realizados.

  11. sabe que o Judiciário roraimense é célere em comparação com outras unidades parecidas com a nossa, sendo competente.

Representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Estadual

Elogios

  1. Magistrados do TJRR.

  2. Ao magistrado Dr. Pedro por jogar futebol com os presos.

  3. Ao TJRR como um todo por traçar o planejamento estratégico e envolver todos.

Imprensa

Reclamações

  1. Juízes são muito fechados.

  2. A atuação da Justiça podia ser mais conhecida se fossem mais acessíveis como os promotores e delegados.

Sugestões

  1. Mais entrevistas com juízes e juízas.

  2. Que seus membros sejam mais acessíveis pra imprensa pois só assim a sociedade pode saber sobre o trabalho da justiça

  3. Que o acesso, para entrevistas com esses juízes, fosse facilitado

Elogios

  1. É uma instituição Poderosa e eficaz.

  2. Tem um serviço indispensável.

  3. Ótimo, essencial e Confiável.

  4. Magistrados e servidores dedicados.

Outros Tribunais de Justiça

Sugestões

  1. Aumentar a Conciliação no TJRR;

  2. Investir em Inteligência Artificial;

  3. Realizar uma Justiça mais interativa com ou sem tecnologia;

  4. Buscar sempre Efetividade e Impacto Social.

Elogios

  1. Vocês estão de parabéns pela inciativa da pesquisa!

  2. O Tribunal de Justiça de Roraima é conhecido pela Inovação, Celeridade, Modernidade e Organização.

CNJ

  1. Avaliação dos indicadores do Justiça em Números e das Metas Nacionais. Acesse aqui!