Gestão Estratégica

Gestão Estratégica, por definição, é um modelo de gerenciamento que busca alinhar uma instituição aos seus diversos grupos de interesse e ao ambiente onde está inserida.

No serviço público, gerenciar estrategicamente significa garantir sinergia entre as expectativas e necessidades da população e a Missão constitucional de cada órgão público.

No Poder Judiciário Nacional a Gestão Estratégica deu seus passos mais significativos com a Criação do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e da Resolução CNJ 70/2009 com as diretrizes para o nivelamento estratégico da Justiça brasileira.

Em Roraima, a Gestão Estratégica do Poder Judiciário do Estado de Roraima promove consistentes melhorias utilizando-se dos seguintes recursos:

  1. Posicionamento - definição da diretriz principal da organização - escolha da imagem a ser perseguida;

  2. Plano - elaboração de planos, programas e projetos em diversos níveis - exposição do posicionamento (missão, visão e valores) - levantamento do diagnóstico situacional - objetivos, metas, indicadores e iniciativas pré-estabelecidos, executados e com resultados monitorados;

  3. Perspectiva - análise das situações de modo sistêmico e orientado para o futuro - inovação - mapeamento de expectativas e necessidades dos grupos de interesse;

  4. Padrão - promoção da coerência e sinergia institucional - fluxos de trabalho desenhados e simplificados - processo decisório continuamente em busca da excelência;

  5. Táticas (Ploy) - realização de estudos dirigidos para alcance de resultados específicos ou soluções pontuais.

Neste portal encontram-se todos esses recursos e muito mais!


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